Aécio tenta encurralar Serra

 

 

Por Altamiro Borges, em seu blog

O título não é sacanagem. Foi estampado nesta terça-feira (20) pelo jornal Estadão, que nutre enorme simpatia pelos tucanos. “Aécio pede prévias para encurralar Serra”, informa a matéria assinada por Erich Decat e João Domingos. A sacanagem, pelo jeito, é do cambaleante presidenciável mineiro. “A iniciativa de Aécio Neves sobre as prévias, segundo alguns integrantes do PSDB, tem como objetivo eliminar a possibilidade de o ex-governador de São Paulo José Serra deixar a legenda. Serra, que já disputou por duas vezes a presidência (2002 e 2010), derrotado nas duas ocasiões, foi convidado a ingressar no PPS”, registra o jornalão paulista, que sempre apoiou explicitamente o ex-governador paulista.

Com a jogada matreira, o senador mineiro força o eterno candidato paulista a se posicionar rapidamente. A declaração ocorre cerca de um mês antes do fim do prazo, que termina no início de outubro, para que os candidatos ingressem no partido em que irão disputar no próximo pleito. “Apesar de se posicionar favorável à realização da disputa interna, Aécio informou que o tema ainda não foi discutido pela cúpula do PSDB. O tucano voltou a defender, entretanto, que o partido tenha logo no início de 2014 um nome para a disputa à presidência da República. ‘Eu não sou candidato. Eu sou hoje presidente do PSDB. Não existe nenhuma postulação à candidatura presidencial. Sou presidente do PSDB’, afirmou”.

Atualmente, o senador mineiro tem o controle total do partido e conta com o respaldo dos seus principais líderes, inclusive do ex-presidente FHC, tratado como “guru”. José Serra está isolado na legenda e mostra-se vacilante quanto aos seus próximos passos. Na semana passada, ele garantiu que “serei candidato” – só não disse ao que. Ele vive ameaçando deixar o PSDB, mas ainda não conseguiu uma legenda viável para os seus sonhos – até no PPS, do servil Roberto Freire, há resistências ao seu nome. “Além do desgaste que sua saída criaria ao partido que ele ajudou a fundar, as pesquisas eleitorais mostram que uma candidatura de Serra dividiria o eleitorado tucano”, alertou a Folha desta quarta-feira.

Diante destas dificuldades, Aécio Neves encosta José Serra na parede, ao dizer que aceita as prévias, e ainda provoca: “Tenho enorme respeito pelo companheiro Serra. Reitero isso sempre que posso. Ele é parte da historia do PSDB. Acho que todos nós gostaríamos que ele ficasse no PSDB, na mesma trincheira que nós estamos. Mas a questão de mudança de partido é sempre uma questão pessoal. Obviamente o PSDB saberá respeitar”. Como se observa, as bicadas tucanas ficam cada dia mais sangrentas! Nesta semana, por exemplo, um almoço do senador mineiro com a bancada de deputados paulistas foi adiado para evitar mais constrangimentos. É tucano querendo encurralar o outro!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s